Madagáscar: proclamação dos resultados provisórios das eleições legislativas
Duas semanas depois das eleições legislativas em Madagáscar, em 29 de maio, a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) anunciou oficialmente os resultados provisórios esta terça-feira, na sua sede em Alarobia, Antananarivo.
O Primeiro-Ministro, Christian Ntsay, o Presidente do Supremo Tribunal Constitucional, Florent Rakotoarisoa, estiveram presentes nesta cerimónia.
Também pudemos ver os líderes dos partidos da oposição, incluindo o ex-presidente Marc Ravalomanana do partido "Tiako i Madagasikara" (TIM) e Rivo Rakotovao do partido "Hery Vaovao ho an'i Madagasikara" (HVM).
De acordo com estes resultados provisórios, nenhum partido obteve ainda a maioria absoluta na Assembleia Nacional, ou seja, 82 dos 163 assentos previstos.
Na verdade, os candidatos da plataforma presidencial obtiveram 80 assentos, outros 52 assentos foram obtidos por candidatos independentes contra 25 da oposição, e o restante foi para alguns partidos pequenos.
Durante o seu discurso, o presidente do CENI, Dama Arsène Andrianarisedo, destacou as reformas aplicadas pela sua organização durante estas eleições legislativas, incluindo a formação de todos os membros das mesas de voto, a instalação de cabines de votação que cumpram as normas de transparência, ou a utilização de tablets e smartphones para agilizar a publicação dos resultados.
Ainda segundo a CENI, a taxa de participação nestas eleições é de 48,03% em todo o território.
Estas eleições são marcadas pela profusão de protestos tanto dos candidatos do partido no poder como dos da oposição que se acusam de fraude.
No final da cerimónia de proclamação, o líder da oposição, Marc Ravalomanana, aponta violações da Constituição e fraudes.
Após esta proclamação, os candidatos terão dois dias após a proclamação dos resultados provisórios para interpor recurso para o Tribunal Superior Constitucional antes da proclamação dos resultados finais, prevista para o mais tardar 16 dias.
Por: A.A
Comentários
Enviar um comentário