Botché Candé reúne-se com comunidade guineense em Almeria, Espanha.

 


Depois da passagem por Lisboa, o Coordenador da Plataforma Republicana “No Kumpu Guiné”, Aladje Botché Candé, manteve hoje um encontro com a comunidade guineense residente em Almeria, Espanha.

Na ocasião, transmitiu a decisão da coligação eleitoral, composta por 17 partidos políticos, de apoiar a recandidatura do Presidente Umaro Sissoco Embaló nas eleições presidenciais de 23 de novembro de 2025, com o objetivo de consolidar os projetos e programas de transformação iniciados no primeiro mandato.

Candé destacou a situação dos emigrantes guineenses na Europa como prioridade, reconhecendo as dificuldades que enfrentam, mas garantindo que o Governo está empenhado em criar condições para o regresso e incentivo ao investimento, através do desalfandegamento de materiais e medidas de apoio.


“O objetivo é claro: garantir a vitória logo na primeira volta e conquistar 80 deputados nas legislativas, para abrir caminho à transformação definitiva da Guiné-Bissau”, afirmou Botché Candé.

O Coordenador sublinhou ainda que, apesar do impacto da pandemia, em apenas três anos ativos de governação o Presidente Embaló devolveu à Guiné-Bissau o respeito internacional, assumindo a presidência da CPLP, da CEDEAO e da ALMA, com perspetivas futuras de representação também nas Nações Unidas.

A nível interno, Candé apontou as transformações em infraestruturas e a chegada da energia elétrica a todas as regiões, depois de cinco décadas de instabilidade política.

Para a Plataforma Republicana, a estabilidade “veio para ficar” e o segundo mandato do Presidente Umaro Sissoco Embaló será garantido logo na primeira volta das eleições presidenciais e legislativas de novembro próximo.


//TV-VOZ DO POVO

Comentários