Guiné-Bissau e Barbados reforçam cooperação nos domínios da educação, comércio e setor do caju.

 


O Presidente Umaro Sissoco Embaló e a Primeira-Ministra Mia Amor Mottley de Barbados deram importantes passas no quadro do reforço da cooperação nos domínios da educação, comércio e setor do caju. 


No seu segundo dia de visita oficial a Barbados, o Presidente da República e Presidente em exercício da CPLP, General Umaro Sissoco Embaló, foi recebido no Parlamento pelo calor da Primeira-Ministra Mia Amor Mottley. 

O gesto simbolizou o elevado grau de amizade e cumplicidade entre ambos, fruto de vários encontros realizados em diferentes eventos internacionais.


Após a receção, realizou-se um encontro bilateral entre as delegações dos dois países. 


Na ocasião, a Primeira-Ministra de Barbados deu as boas-vindas ao seu ilustre hóspede, manifestando a disponibilidade do seu país em estreitar laços de amizade e cooperação com a Guiné-Bissau. 


Mottley destacou ainda a intenção de Barbados servir como plataforma económica para facilitar o acesso da Guiné-Bissau ao mercado dos Estados Unidos da América, dada a sua proximidade e boa relação com Washington.

No setor da educação, a governante barbadiana propôs a criação de um intercâmbio académico que permitirá a estudantes de Barbados aprender português na Guiné-Bissau, enquanto jovens guineenses terão a oportunidade de estudar inglês em Barbados. 


Também foi manifestado interesse em dinamizar trocas de experiências no setor do caju, produto vital para a economia guineense.

Em resposta, o Presidente Umaro Sissoco Embaló agradeceu a calorosa receção das autoridades de Barbados e destacou a importância do reforço da cooperação bilateral e multilateral. 


O Chefe de Estado instruiu a Secretaria de Estado da Cooperação Internacional a avançar com a criação de uma comissão mista para dar seguimento às conversações. 


Aproveitou ainda para convidar Mia Amor Mottley a realizar uma visita oficial à Guiné-Bissau, convite que foi prontamente aceite pela Primeira-Ministra, que prometeu incluir Bissau no seu próximo périplo pela África Ocidental.


Ainda no quadro da visita, o Presidente da República deslocou-se ao Jardim Botânico da cidade de Bridgetown, onde procedeu ao plantio de uma árvore de cajueiro. 


O diretor do espaço explicou que a escolha do cajueiro se deve ao seu papel crucial na economia guineense, sendo o principal produto de exportação do país, além das reconhecidas propriedades medicinais do fruto. 


No encerramento da sua visita oficial a Barbados, o Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, foi convidado a assistir à abertura da 15.ª edição do CARIFESTA, um dos maiores festivais multiculturais das Caraíbas e Pacífico, que reúne mais de 205 delegações e representantes de 30 países.


O evento contou com a presença da Primeira-Ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, da Vice-Presidente da Colômbia e de vários líderes regionais. Durante 10 dias, o festival será marcado por música, arte, debates, palestras e forte participação da juventude.


A visita do Chefe de Estado guineense terminou com um gesto simbólico: o plantio de um cajueiro no Jardim Botânico de Bridgetown, reforçando os laços de amizade e cooperação, com destaque para educação, comércio e setor do caju.



// TV-VOZDOPOVO

Comentários