Comitê Central do PAIGC rejeita proposta do líder e confirma António Patrocínio Barbosa da Silva como Diretor Nacional de Campanha

Pela primeira vez em mais de uma década, uma proposta do líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi chumbada pelo seu Comitê Central.

Reunido no passado dia 13 de setembro, no Salão Nobre Amílcar Cabral, em Bissau, o órgão deliberativo do partido analisou a situação política interna face aos desafios eleitorais, incluindo a definição da estratégia para as Eleições Gerais de 23 de novembro próximo.

Entre os principais pontos da agenda esteve a escolha do Diretor Nacional de Campanha. A Direção Superior do PAIGC submeteu à apreciação do Comitê Central a proposta de nomear Geraldo Martins, vice-presidente e ex-primeiro-ministro, para o cargo.

A proposta, contudo, foi rejeitada pela maioria dos membros, com exceção da região de Biombo, que votou favoravelmente. Todas as outras regiões, bem como a Diáspora e o Setor Autónomo de Bissau (SAB), manifestaram-se contra a indicação.


Assim, o Comitê Central decidiu confirmar António Patrocínio Barbosa da Silva, atual Secretário Nacional do partido, como Diretor Nacional de Campanha para as Eleições Gerais de novembro.



Resultados da votação:


A favor de António Patrocínio Barbosa da Silva: Quinara, Tombali, Bafatá, Oio, Bolama, Gabú, Cacheu, Diáspora e SAB (09 votos).


A favor de Geraldo Martins, considerado candidatodo DSP obteve apenas 1 voto: Biombo (01 voto).


Com este resultado, António Patrocínio Barbosa da Silva continuará a liderar a estratégia eleitoral dos libertadores nas eleições de 2025, num desfecho que marca uma rara derrota política para a liderança do PAIGC.


//TV VOZ DO POVO

Comentários

Mensagens populares