AMONTOADOS DE LIXOS CONTINUAM A BLOQUEAR CIRCULAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS


Os citadinos e condutores criticam a Câmara Municipal de Bissau pela falta de política para a remoção de lixo que bloqueia a circulação nas vias da Avenida dos Combatente da Liberdade da Pátria.


Na sua reportagem pela cidade de Bissau, a Rádio Sol Mansi constatou, hoje, uns amontoados de lixo nas avenidas de capital Bissau, chegando ao ponto de bloquear as vezes parte das faixas de estradas, e até a venda dos produtos nos passeios. No período das 13 horas, a via que liga Bairro d´Ajuda à chapa de Bissau é quase intransitável o engarrafamento foi sentido a quilómetros de estrada.


O que se pode confirmar é que os lixos são removidos diariamente na cidade de Bissau pela Camara Municipal de Bissau e as vezes com a ajuda de vários organizações e da classe castrense, mas, segundo informações, como não existe uma política de retirada de lixos domiciliários e nem tanques de lixos nas ruas, as pessoas diariamente deitam os lixos no mesmo local e sem um mínimo de cuidado.


tempo que o sindicato tem alertado e sobretudo na semana passada fomos ao serviço de saneamento descobrimos que as viaturas estão paralisadas, nesta medida não há condição para retira o lixo”, disseram os citadinos.


“O que a CMB está a fazer”, interrogaram os condutores e os citadinos.


 Perante esta situação, a nossa reportagem ouviu o presidente do Sindicato de Base dos Funcionários da Câmara Municipal de Bissau, Ivo Indafa, que considera de preocupante esta situação, uma vez que tem vindo a denunciar a situação difícil que a direção do saneamento se depara a longo do tempo.

“A situação mereceu a nossa preocupação dada a interditação do passeio através da venda dos produtos. Neste caso onde está a polícia municipal para regular a situação ou seja para pôr ordem nos passeios”, questionou o presidente do Sindicato de Base dos funcionários da CMB.


Em relação aos passeios que continuam a ser interditadas pelos vendedores, Ivo Indafa mostra-se indignado com a situação, por isso convida a direção da CMB a inverter a situação o mais rápido possível.


“Esta situação é prejudicial para a saúde dos citadinos e como nos condutores porque bloqueia faixas limitando a circulação, acho que a Câmara Municipal de Bissau deve ser responsabilizada pela situação que é vergonhosa, esta situação é perigosa para um Estado, porque prejudica a saúde e da má imagem a cidade”, sustenta o sindicalista.


A situação do lixo levou, na semana passada, a Direção-geral de Viação e Transportes Terrestres a criticar a Câmara Municipal de Bissau pelos amontoados de lixo nas diferentes artérias da cidade, a ponto de bloquearem algumas faixas das estradas da capital Bissau.


Por: RSM

Comentários