CNE confirma vitória da Frelimo em 64 das 65 autarquias moçambicanas


A Frelimo venceu em 64 dos 65 municípios que foram a votos, no dia 11 de Outubro, para as sextas eleições autárquicas. A confirmação da vitória foi dada esta quinta-feira, 26 de Outubro, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).


A Comissão Nacional de Eleições anunciou esta quinta-feira a Frelimo, partido no poder, como vencedora do escrutínio realizado no dia 11 de Outubro.


O anúncio foi feito numa cerimónia pública, que decorreu no Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, através do presidente da CNE, Carlos Matsinhe.


"Foram obtidos resultados por cada lista plurinominal fechada com recurso a conversão dos votos em mandatos, através do do sistema de representação proporcional baseado no método de Hondt, e determinada a lista vencedora e os candidatos eleitos a presidentes dos conselhos municipais, cabeças de lista, sendo 64 para o partido Frelimo e um para o partido Movimento Democrático de Moçambique", afirmou o presidente da Comissão Nacional de Eleições.


A Comissão Nacional de Eleições aprovou com oito votos a favor, cinco contra e duas abstenções os resultados da centralização nacional e do apuramento geral das sextas eleições autárquicas, que foram concorridas por 22 partidos, coligações de partidos e grupos de cidadãos proponentes.


A mandatária do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Sílvia Cheia, acusou esta quinta-feira a Comissão Nacional de Eleições de ter apadrinhado as ilegalidades e fraudes detectadas nas sextas eleições autárquicas e cujos resultados divulgados dão vitória à Frelimo em 64 das 65 autarquias.


Por: RFI

Comentários