África Ocidental: primeira entrega de armas russas ao Níger


Armas de defesa aérea foram entregues nesta quarta-feira, 10 de abril, a Niamey, no Níger, vindo de Moscou, segundo a Télé Sahel. Esta é a primeira entrega no âmbito do novo acordo de cooperação militar entre os dois países.


Esta é a primeira entrega de equipamento militar russo feita no âmbito da nova cooperação de segurança entre o Níger e a Rússia anunciada em Janeiro passado.


A Federação Russa fornecerá ao Níger um sistema de defesa antiaérea capaz de garantir o controle total do nosso espaço aéreo. Também chegaram instrutores russos para treinar o exército nigeriano neste novo equipamento”, informou Télé Sahel.


A cooperação militar com a França e os Estados Unidos é, portanto, relegada ao esquecimento. Em meados de março, o Níger denunciou com “efeito imediato” o acordo de cooperação militar com os Estados Unidos, pondo em causa a presença de pouco mais de 1.000 soldados americanos no Níger.


Os 1.500 soldados franceses, entretanto, deixaram o país após o golpe militar de 2023.


No Sahel, o Níger, o Burkina e o Mali enfrentam a violência de grupos terroristas afiliados à Al-Qaeda e ao Daesh. Todos estes três países sofreram golpes de estado desde 2020 e distanciaram-se de Paris, a antiga potência colonial.


Saíram da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), demasiado subserviente à França, segundo eles, e recentemente reagruparam-se na Aliança dos Estados do Sahel (AES). Os três países anunciaram posteriormente a criação de uma força militar conjunta dos países da AES (Aliança dos Estados do Sahel) para lutar contra o terrorismo.


“Estará operacional o mais rapidamente possível para ter em conta os desafios de segurança no nosso espaço”, indicou o General Moussa Salaou Barmou, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Níger, num comunicado de imprensa publicado no início de Março de 2024.


A Rússia confirma assim a sua intenção de estabelecer-se permanentemente na África Ocidental. O grupo paramilitar Wagner já cumpriu esta função. Hoje, a cooperação militar é oficial e selada por acordo.


//TRK: foto_ Routers


Comentários