APLICADA PRISÃO PREVENTIVA AO DEPUTADO MANELINHO POR SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS


O deputado Manuel Irénio Nascimento Lopes foi aplicado a prisão preventiva na tarde desta quinta-feira, 09 de maio de 2024, depois de ter sido ouvido na primeira sessão dointerrogatório para aplicação da medida de caução.


Manelinho, eleito na lista do Movimento para a Alternância Democrática (MADM), no círculo eleitoral n.º05, setor de Bissorã, região de Oio, norte da Guiné-Bissau, foi detido no passado dia 7 do mês em curso no aeroporto de Lisboa (Portugal) por suspeitas de tráfico de droga.


O também antigo presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau viajou para Lisboa, na terça-feira, no voo da companhia aérea portuguesa (TAP) e logo à sua chegada as autoridades portuguesas pediram-lhe para passar a sua maleta no raio X, onde conseguiram detetar a droga que se estimava em 13 quilogramas.  


Segundo o jornal português Correio da Manhã, que citou um comunicado da Polícia Judiciária portuguesa emitido hoje, a PJ portuguesa deteve, em Lisboa, um cidadão guineense de 57 anos de idade, residente em Portugal sobre o qual recaem “fortes suspeitas” da prática do crime de tráfico de grandes quantidades de droga.


A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação titulada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que decorre há cerca de dois anos.


A investigação, de acordo com CM, foi realizada em cooperação com autoridades de outros países, onde se investigam as atividades de um grupo criminoso organizado, suspeito de introduzir, em Portugal, por via aérea, elevadas quantidades de cocaína provenientes da América Latina e das Caraíbas, para posterior distribuição na Europa.


No decurso desta investigação conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCT) da PJ, foi já possível detetar e apreender, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, cerca de 810 mil doses individuais de cocaína transportadas em malas de viagem desacompanhadas.


Por: Jornal O Democrata

Comentários