Guerra em Gaza está no topo da agenda da 15ª cimeira da Organização de Cooperação Islâmica

 


A 15ª cimeira da Organização de Cooperação Islâmica arranca na Gâmbia, com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros turco.


A 15ª cimeira da Organização de Cooperação Islâmica (OIC) começou no sábado na capital gambiana, Banjul.


Espera-se que os líderes mundiais dos 57 países membros da OIC e de outros países participem, disse a OIC num comunicado antes da cimeira. Representando Türkiye no evento está Hakan Fidan, o ministro das Relações Exteriores do país.


Acrescentou que a cimeira visa fortalecer a unidade “na abordagem colectiva dos desafios prementes enfrentados pela Ummah (comunidade muçulmana) e na expansão da cooperação e solidariedade entre os países membros na prossecução dos nossos objectivos comuns, conforme consagrados na Carta”.


Unidade e solidariedade


A OIC acrescentou que a cimeira também visa “expandir a nossa economia doméstica e revitalizar as pequenas e médias empresas”, além de “aproveitar a oportunidade para partilhar a riqueza da cultura gambiana e africana com o mundo”.


A cimeira, que terá lugar até domingo com o tema central "Reforçar a unidade e a solidariedade através do diálogo para o desenvolvimento sustentável", abordará questões globais, nomeadamente a situação actual na Palestina e a guerra israelita em curso em Gaza, que já matou mais de 34.000 pessoas.


Durante a cimeira, três documentos fundamentais – um projecto de resolução palestiniana, um projecto de declaração de Banjul e o projecto de documento final – serão apresentados ao Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros e, posteriormente, à cimeira para discussão.


Por: AA / TRT

Comentários