A Rússia saúda a criação da “Confederação dos Estados do Sahel”


Moscovo anuncia a sua intenção de cooperar com esta organização nos domínios da segurança e da economia.


A Rússia saudou, no sábado, a criação da “Confederação dos Estados do Sahel” estabelecida em 6 de julho pelos Chefes de Estado do Burkina Faso, Mali e Níger.


"Hoje soubemos da criação de uma associação dos Estados do Sahel. Niamey convocou uma primeira cimeira com o Presidente do Burkina Faso, Ibrahim Traoré, o Presidente do Níger, Abdourahamane Tiani, e o Presidente do Mali Assimi Goita", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova. numa declaração transmitida pela televisão pública nigeriana.


“Estamos satisfeitos por ver que estes países pretendem definir uma forma de consolidar as suas forças para garantir a sua segurança e prosperidade económica”, continuou ela.


“Dada a nossa abordagem ao problema africano, saudamos esta iniciativa e vemos que corresponde às aspirações dos povos dos três países e terá impacto na segurança da região”, indicou a diplomacia russa.


“A Rússia confirma a sua intenção de prestar o seu apoio, tanto quanto possível, a esta aliança dos Estados do Sahel, particularmente em termos de segurança, da formação de pessoal militar e de órgãos policiais e do desenvolvimento da cooperação económica”, concluiu.


No dia 6 de julho, os presidentes do Burkina Faso, do Mali e do Níger reuniram-se em Niamey no âmbito da primeira cimeira da Aliança dos Estados do Sahel (AES).


No final da cimeira, os três chefes de Estado decidiram criar a “Confederação dos Estados do Sahel” responsável por coordenar as ações dos três países nas áreas da segurança, representação internacional e desenvolvimento económico.


Por: AA

Comentários