Joe Biden desiste da candidatura presidencial e apoia Kamala Harris


"Quero oferecer todo o meu apoio para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano", Joe Biden


O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo, 21, que abandona a corrida à reeleição e que apoia a vice-presidente Kamala Harris na eleição de 5 de novembro à Casa Branca.


"Foi a maior honra da minha vida servir como vosso Presidente. E embora tenha sido minha intenção procurar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu me demita e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu mandato", escreveu numa carta divulgada hoje.



Mais tarde, em comunicado, ele anunciou o seu apoio à candidatura de Kamala Harris.


"Quero oferecer todo o meu apoio para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano", acrescentou.


Harris, de 59 anos, parecia ser a sucessora natural, em grande parte porque é a única candidata que pode aceder diretamente ao cofre de guerra da campanha de Biden, de acordo com as regras federais de financiamento de campanhas.


A decisão ocorre depois de muita pressão para Biden abandonar a campanha devido à sua avançada idade que está a afetar o seu desempenho, como foi visível no debate com o seu até agora adversário Donald Trump a 27 de junho.


A Convenção Nacional Democrata está agendada para 19 a 22 de agosto em Chicago, cuja agenda deve sofrer agora uma profunda revisão.


A data da chamada nominal ainda não foi marcada e é pouco provável que isso aconteça, uma vez que o campo está subitamente aberto.


Observadores políticos indicam que Harris terá provavelmente a concorrência de outros que pretendem substituir Biden, o que pode criar um cenário em que ela e outros acabem fazendo lobby junto às delegações estaduais individuais na convenção para obter o seu apoio.


Em 2020, Biden apresentou-se como uma figura de transição que queria ser uma ponte para uma nova geração de líderes.


Depois de garantir o cargo que passou décadas a lutar para alcançar,mostrou-se relutante em abandonar a candidutara.


Questionado se algum democrata poderia derrotar Trump, ele respondeu.


“Provavelmente 50 deles”, disse o Presidente.


Não, não sou o único que o pode derrotar (Trump), mas vou derrotá-lo”.



Joe Biden já é o Presidente mais idoso do país e insistiu repetidamente que estava pronto para o desafio de uma nova campanha e outro mandato, dizendo aos eleitores que tudo o que tinham de fazer era “observar-me”.


Por: VOA



Comentários