Níger: o exército americano conclui a sua retirada da base de Niamey

 


O exército americano completou a retirada da sua base localizada na capital nigeriana, Niamey, durante a noite de domingo para segunda-feira, anunciaram as autoridades americanas e nigerianas.


“O Ministério da Defesa Nacional da República do Níger e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América anunciam que a retirada de forças e equipamentos da Base Aérea 101 de Niamey está agora concluída”, refere um comunicado emitido por ambas as partes e lido. televisão pública na noite de segunda-feira pelo Chefe do Estado-Maior do Exército do Níger, Coronel-Major Sani Mahaman Kiaou.


“Esta base aérea, considerada pelo exército norte-americano como um local de cooperação em segurança, acolheu pessoal e ativos norte-americanos no âmbito da luta contra organizações terroristas na região”, disse a mesma fonte.


“Com o encerramento do complexo da Base Aérea 101, as forças dos EUA concentrar-se-ão agora na retirada da Base 201 de Agadez”, refere o comunicado.


A retirada dos soldados americanos do Níger começou em 7 de junho, na sequência de um acordo assinado em 19 de maio entre as autoridades militares nigerianas e americanas.


De acordo com este acordo, a retirada de todos os soldados americanos do Níger deve ser concluída o mais tardar até 15 de Setembro.


Como parte da luta contra o terrorismo, os Estados Unidos da América enviaram mais de mil soldados para o Níger.


Estes soldados foram agrupados em duas bases principais, uma na capital Niamey e outra em Agadez, a principal cidade do norte localizada perto das fronteiras da Líbia e da Argélia.


No passado mês de março, as autoridades militares nigerinas resultantes do golpe de Estado de 26 de julho de 2023 denunciaram o acordo relativo ao estatuto dos militares dos Estados Unidos da América e dos funcionários civis do Departamento de Defesa americano no território da República. do Níger.



//AFP

Comentários