Controvérsia sobre o véu: Atualizações do Ministro da Educação Nacional


Moustapha Mamba Guirassy, Ministro da Educação Nacional, analisou a polêmica sobre o uso do véu. Explicou assim a base da declaração do Primeiro Ministro, Ousmane Sonko. Isto significa que o governo não aceitará mais que as escolas francesas proíbam os seus alunos de usar o véu em solo senegalês.


“A resposta do primeiro-ministro refere-se à Constituição, que é laica. É um dom divino que nos permite uma perfeita coabitação religiosa. O respeito por esta Constituição exige igualdade de tratamento sem discriminação, quer o cidadão use a cruz, o véu ou qualquer outro sinal religioso. Essa é a mensagem ” , diz Moustapha Mamba Guirassy.


“Há poucos dias, antes desta polémica, Ousmane Sonko enviou-me ao arcebispo para, em primeiro lugar, agradecer-lhe, dizer-lhe a importância da educação religiosa, dizer-lhe a vontade do Estado de a apoiar. Depois, felicitá-lo pelo desempenho académico das escolas católicas e pela abertura que demonstram, já que há tempos os muçulmanos mandam para lá os seus filhos”, lembrou o ministro da Educação Nacional.


“Quem argumenta é portanto movido por outras intenções, mas o primeiro-ministro fez o discurso certo. É a Constituição que está acima dos regulamentos internos de uma escola”, conclui Moustapha Mamba Guirassy.


Por: senenews

Comentários