PJ INAUGUROU NOVO SERVIÇO NA GUARDA NACIONAL


O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) afirmou hoje que a luta contra a criminalidade organizada requer uma nova abordagem, particularmente no que diz respeito à partilha massiva de inteligência criminal. Estas declarações foram feitas esta quarta-feira à imprensa durante a inauguração de um novo serviço nas instalações da Guarda Nacional em Bissau, integrado no Sistema de Informação Policial da África Ocidental (SIPAO).


Domingos Correia acrescentou que este serviço permitirá a partilha de informações e dados criminais a nível nacional e internacional, através do canal da Interpol. Para o Comandante da Guarda Nacional, Orlando Pugna, este serviço é crucial para o combate à criminalidade no país.


Khady Florence Correia, em representação do Secretário de Estado da Ordem Pública, destacou que o serviço facilitará a integração dos dados de diferentes corporações policiais do país, permitindo uma investigação mais eficaz.


O Sistema Integrado de Informação Criminal, em coordenação com o Sistema de Informação Policial da África Ocidental, está em funcionamento desde a criação da Lei de Organização de Investigação Criminal nº 8/2011. Esta lei instituiu um Sistema Integrado de Informações Criminais para todos os Órgãos da Polícia Criminal (OPC) e, atualmente, tem havido um esforço para que as polícias da CEDEAO possam partilhar mais informações a nível regional, com o objetivo de combater o crime transnacional e o terrorismo.


Por: RSM / TV VOZ DO POVO 

Comentários