REI DO MARROCOS, DESEJA QUE A FACHADA ATLÂNTICA SE TORNE EM UM PÓLO DE INTEGRAÇÃO ECONÓMICA E UM FOCO DE INFLUÊNCIA CONTINENTAL E INTERNACIONAL

 


Comemorar 25 anos de Reinado constitui sempre um marco histórico para qualquer governante. Para o Rei Mohammed VI, que subiu ao trono de Marrocos a 30 de Julho de 1999, a data possui um significado muito especial. Transformou o seu pais numa nação moderna, qualificada, que se relaciona como mundo inteiro, e se prepara para atingir um dos seus pontos mais altos quando, em 2030, em conjunto com Portugal e Espanha, receber o Campeonato Mundial de Futebol, provavelmente, o acontecimento com maior projeção mediática a nivel mundial. 

Presentemente, Marrocos é um pais de amplas oportunidades, tanto de relacionamento e concertação política a nivel internacional, assim como em amplas áreas, na relação cultural, social, turistica, económica e de investimento.

Marrocos constitui uma das economias mais progressivas de África, registando níveis de progresso e investimento bastante significativos, o que constitui uma oportunidade indeclinável para as empresas portuguesas investirem em Marrocos. O Plano de Desenvolvimento de Marrocos, impulsionado sob a visão e liderança do Rei Mohammed VI, abriu amplas oportunidades e possibilidades para a empresas portuguesas alargarem ou iniciarem os seus investimentos em Marrocos. sejam na agricultura, agroindústria, na indústria (farmacèutica, têxtil, aeroespacial, entre outras), na logistica ou na crescente área dos serviços.

"O nosso desejo é que a fachada atlântica se torne um lugar de comunhão humana, um pólo de integração económica e um foco de influência continental e internacional.

Para isso, ao concluir com êxito os grandes projetos que ai foram lançados, asseguramos as nossas provincias do Sul os serviços e as infraestruturas indispensáveis ao seu desenvolvimento económico. Além disso, para assegurar uma ligação fluida entre as diferentes partes da costa atlántica, estamos empenhados em fornecer os meios de transporte e as estações logisticas necessárias. Isto inclui também uma reflexão sobre a criação de uma frota nacional de marinha mercante forte e competitiva.

Para melhor apoiar o crescimento económico e a expansão urbana das metrópoles do Sara marroquino, o estabelecimento de uma economia marítima deve continuar a fim de consolidar o desenvolvimento de toda a região e beneficiar as populações locais.

Para além da exploração extensiva dos recursos naturais offshore, esta ronomia integrada deve basear-se um investimento continuo na pesca maritima, na dessalinização da água do mar para fins agricolas, no incentivo a economia azul e no apoio às energias renováveis, frisou o Rei Mohammed VI no seu discurso.

Marrocos é um país localizado no extremo norte do continente africano e distingue-se pela sua singularidade geográfica como um pólo estratégico entre África e a Europa. A sua própria história e um cadinho de dinastia e culturas que contribuíram ao longo do tempo, que seja visto hoje como país multicultural reconhecido internacionalmente, um país considerado um dos mais fascinantes do mundo que se destaca pela conjunção de influências das culturas berbere, árabe e europeia.Via Expressa Tiznit-Dakhla está praticamente finalizada

O Grande Corredor Rodoviário para o Desenvolvimento do Sul de Marrocos

internacionais, que reduza os tempos de

s obras na via expresso Tiznit

províncias do sul em particular e no Reino em geral, que evolui para uma abertura às viagem entre as principais cidades do sul

do país, além de melhorar o transporte de

a conclusão de 97%. Este projeto,

insere-se no novo modelo de desenvolvi mento das províncias do sul, consistindo na duplicação e alargamento da estrada nacional n° 1 numa extensão de 1.055 quilómetros.

Segundo Khalil Ramadan, chefe do de partamento de obras de engenharia desta rota rodoviária, a obra ultrapassou a marca dos 97%, ou seja, a conclusão equivalente a 950 quilómetros, incluindo 15 obras de arte como as pontes e arcadas desta estrada nacional que custou 10 mil milhões de di-rhams ao orçamento do Estado marroquino , um envelope capaz de melhorar significativamente o nível de infraestruturas nas suas raízes e profundidade africana.

mercadorias de e para as cidades do Sul,

O mesmo responsável adiantou que no final do presente ano se verá a conclusão

reforçando a sua ligação aos principais

total deste megaprojeto, excluindo, no centros de produção e distribuição nacional entanto, o da grande ponte sobre o wadi

O desenvolvimento deste eixo rodovia

Sakia Al Hamra que será a ponte mais longa do Reino com 1.700 metros de com

rio, que constituirá uma importante ala

primento. As obras da estrada orbital, já vanca de investimento, terá um impacto tiveram inicio, com o objetivo de a tornar positivo e direto numa população de mais mais uma obra de arte que visa reduzir o de 2,2 milhões de habitantes, distribui-tempo de viagem, além de ajudar a evitar dos por 10 províncias, e contribuirá para interrupções frequentes devido a inunda- o desenvolvimento socio-económico de assoreamentos.

quatro regiões do Reino, respectivamente

O projeto da via expresso Tiznit-Dakhla

te, Souss-Massa, Guelmim-Oued Noum,

visa dotar as províncias do sul de um

Laayoume Sakia El Hamra e Dakhla-Oued

eixo rodoviário que cumpra os padrões

Eddahab.

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