Delegação da CEDEAO inspecciona mandato da Missão de Apoio à Estabilização da Guiné-Bissau


Uma delegação do Departamento de Assuntos Políticos, Paz e Segurança da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) encontra-se no país para garantir a execução eficiente do mandato da Missão de Apoio à Estabilização da Guiné-Bissau, especialmente nas suas vertentes operacionais.


A informação consta no Programa de visita da referida delegação, à que a Agência de Notícias da Guiné(ANG) teve acesso hoje, segundo o qual a mesma delegação se encontra no país desde 28 de Outubro em curso, no âmbito de uma visita operacional.


De acordo com o documento, a delegação é liderada pelo Chefe de Estado Maior da Força em Espera da CEDEAO Mactar Diop e inclui o chefe da Divisão de Operações de Apoio à Paz, Sani Amadu, juntamente com vários oficiais superiores do referido departamento.


“No primeiro dia, a delegação realizou uma visita de cortesia às autoridades locais de diferentes níveis, em seguida inspecionou o hospital de nível 2, mobilizado pela Costa de Marfim que presta serviço, tanto aos membros da Força, bem como a população civil”, lê-se no Programa de Visita.


A nota informa que, desde o início da missão, em maio de 2022, cerca de vinte e seis mil pacientes foram atendidos e tratados gratuitamente, frisando que as atividades do hospital do nível 2 têm contribuído significativamente para melhorar a imagem da Missão junto das populações locais.


O primeiro dia de visita terminou com uma patrulha conjunta realizada no Reino de Jaal, um Bairro periférico de Bissau , na qual a delegação participou para observar, em tempo real, as condições de trabalho dos seus efetivos.


“A referida patrulha incluiu a inspeção de postos de guarda instalados em várias instituições do Estado e nas residências de algumas autoridades governamentais. O programa da missão prevê ainda a inspeção dos contingentes da Nigéria, Gana e Senegal”, refere o programa.


//ANG

Comentários