Tribunal Regional de Bissau Condena Cinco Cidadãos Latino-Americanos a 17 Anos de Prisão no Caso "Operação Landing"

 

O Tribunal Regional de Bissau (TRB) condenou esta segunda-feira, dia 6, a 17 anos de prisão efetiva os cinco cidadãos latino-americanos detidos em setembro de 2024 no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, por envolvimento no tráfico de mais de 2,6 toneladas de droga transportadas numa aeronave. A decisão foi divulgada através de um acórdão daquela instância judicial.


Os condenados são os cinco tripulantes do avião: dois cidadãos mexicanos, um brasileiro, um colombiano e um equatoriano. Segundo a sentença, os réus foram condenados pelos crimes de tráfico de droga e uso ilícito de aeronave, mas acabaram ilibados da acusação de associação criminosa.


OPERAÇÃO "LANDING"

A detenção dos cinco arguidos ocorreu no âmbito da operação "Landing", realizada a 7 de setembro de 2024. Durante esta operação, a Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, em colaboração com parceiros internacionais, incluindo a Agência Norte-Americana de Combate à Droga (DEA), apreendeu uma aeronave proveniente do México carregada com a droga.


PERDA DE BENS PARA O ESTADO

O coletivo de três juízes do TRB declarou ainda a perda da aeronave apreendida para o Estado da Guiné-Bissau, decisão que já tinha sido solicitada pelo Ministério Público. Esta medida reforça a intenção de combater o tráfico de drogas e confiscar os meios utilizados para a prática do crime.


ADIAMENTOS E SENTENÇA

A leitura da sentença estava inicialmente prevista para o dia 27 de dezembro, mas foi adiada devido à alegada falta de guardas prisionais e agentes para conduzir os réus ao tribunal. A decisão foi finalmente proferida esta segunda-feira, após os juízes terem analisado o caso durante o mês de dezembro.


Este caso marca mais um capítulo na luta contra o narcotráfico na Guiné-Bissau, um país frequentemente apontado como ponto estratégico no trânsito de drogas para a Europa. A condenação dos cinco tripulantes é vista como um passo importante na demonstração do compromisso das autoridades locais e internacionais no combate ao crime organizado.


//TV VOZ DO POVO / Tidjane Cande 


Comentários