Nova baixa no governo de Rui Duarte Barros

 


O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, exonerou nesta quarta-feira (02/04/2025) o Secretário de Estado das Comunidades, Nelson Pereira. A decisão foi publicada em decreto presidencial na tarde de hoje. Pereira, no momento da exoneração, encontrava-se ausente do país, em missão de serviço na Mauritânia, onde acompanhava a situação dos cidadãos guineenses.

Esta é a segunda baixa no governo liderado por Rui Duarte Barros em menos de duas semanas. Na semana passada, a Ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fatumata Djau Baldé, também foi afastada do cargo.


Paralelamente, o Presidente Sissoco Embaló realizou mudanças na estrutura militar e jurídica do país. Em um dos decretos, nomeou o major-general Tomás Djassi como Chefe do Estado-Maior Particular da Presidência, cargo que acumulará com o de Comandante da Segurança Presidencial. Djassi, que já foi Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública e Comandante-Geral da Guarda Nacional, assumiu a chefia da Segurança Presidencial em setembro de 2023.


Esta é a segunda nomeação para o cargo de Chefe do Estado-Maior Particular em menos de dois anos. Em setembro de 2023, o major-general Horta Inta-A havia sido designado para a posição, mas poucos dias depois foi exonerado e nomeado Chefe do Estado-Maior do Exército.


No âmbito da Justiça Militar, o Presidente também promoveu alterações na liderança do Tribunal Militar Superior. O major-general Quintino Quadé foi exonerado da presidência do órgão e substituído pelo major-general Augusto Bicoda, que já ocupou essa posição anteriormente. Quadé, por sua vez, foi nomeado Conselheiro do Presidente para a área da Defesa Nacional.


As recentes exonerações e nomeações sinalizam uma reconfiguração na estrutura governamental e militar do país, reforçando o perfil dinâmico da administração de Sissoco Embaló.


//TV VOZ DO POVO 

Comentários