Ataques da RSF matam pelo menos 27 pessoas no sul do Sudão: grupo médico
Pelo menos 27 civis foram mortos e outros 43 ficaram gravemente feridos em um ataque das Forças de Apoio Rápido paramilitares (RSF) em uma vila no estado de Kordofan Ocidental, no Sudão, disseram médicos locais.
Pelo menos 27 civis foram mortos e outros 43 ficaram gravemente feridos em um ataque das Forças de Apoio Rápido paramilitares (RSF) em uma vila no estado de Kordofan Ocidental, no Sudão, disseram médicos locais na quinta-feira.
Em um comunicado, a Sudan Doctors Network disse que a RSF realizou um novo ataque à vila de Brima Rashid, ao norte da cidade de Al-Nahud, visando civis desarmados em suas casas, incluindo mulheres, crianças e idosos.
Descreveu a cena como “um massacre” e “um crime sangrento que lembra as mais horríveis violações contra a humanidade”.
O grupo médico independente condenou o ataque nos termos mais veementes, responsabilizando a liderança da RSF "totalmente pelas vidas perdidas e pelo derramamento de sangue". Classificou o ataque como "um crime de guerra e um crime contra a humanidade", apelando à intervenção internacional urgente.
'Continuação perigosa de violações'
“Este massacre é uma continuação perigosa das violações sistemáticas cometidas pela RSF em vários estados”, disse o grupo, alertando para o “silêncio local e internacional e um desrespeito deliberado pelo sofrimento do povo sudanês”.
A rede instou a comunidade internacional a designar a RSF como uma organização terrorista e a tomar "medidas imediatas para pôr fim às violações contra civis em áreas sob controle da RSF". Também pediu a abertura de corredores humanitários para resgatar aqueles que foram deslocados à força de suas casas.
Não houve comentários imediatos da RSF.
O exército e a RSF travam uma guerra desde abril de 2023 que já matou mais de 20.000 pessoas e deslocou 14 milhões, segundo a ONU e autoridades locais. Pesquisas de universidades americanas, no entanto, estimam o número de mortos em cerca de 130.000.
Por: AA - TV VOZ DO POVO



Comentários
Enviar um comentário