Dezenas de migrantes resgatados na costa da Mauritânia

 


As dezenas de migrantes seriam da Guiné, Gâmbia e Senegal.


Cerca de 75 migrantes da África Ocidental foram resgatados na costa da Mauritânia depois que seu barco sofreu uma falha no motor, disseram fontes de segurança mauritanas e guineenses à AFP no domingo.


Milhares de aspirantes a migrantes morreram nos últimos anos tentando fazer a viagem marítima do Norte da África para a Espanha e outros países europeus.


O barco partiu de Kamsar, uma cidade portuária na Guiné, em 15 de julho, de acordo com uma declaração do Ministério da Pesca da Mauritânia.


"O motor do barco quebrou em mar aberto. (O barco estava) à beira do naufrágio. Os passageiros foram levados pela correnteza por dois dias antes de emitir um pedido de socorro", disse o ministério.


Jornada mortal


O ministério disse que havia pelo menos 75 africanos ocidentais a bordo, enquanto fontes de segurança guineenses disseram à AFP que havia mais de 100 passageiros de diferentes países, incluindo Guiné, Senegal e Gâmbia.


Um navio próximo interveio antes de entregar os passageiros retidos à guarda costeira mauritana. Eles permaneceram na Mauritânia no domingo, disse uma fonte de segurança local à AFP.


De acordo com a instituição de caridade espanhola Caminando Fronteras, quase 10.500 pessoas morreram no mar tentando chegar à Espanha somente em 2024.


Cerca de 46.800 migrantes africanos chegaram às Ilhas Canárias, na Espanha, em 2024, de acordo com dados oficiais, embora os números tenham caído este ano.


//AFP

Comentários