Presidente ruandês Kagame substitui primeiro-ministro

 


A nomeação de um novo primeiro-ministro abre caminho para a formação de um novo Gabinete, de acordo com a Constituição.


O presidente de Ruanda, Paul Kagame, substituiu o primeiro-ministro do país, nomeando o vice-governador do banco central, Justin Nsengiyumva.


A nomeação de Nsengiyumva, que possui doutorado em economia, foi anunciada pelo gabinete do porta-voz do governo em uma publicação no X na noite de quarta-feira.


A publicação não esclareceu o motivo da saída do titular, Edouard Ngirente. Ngirente, que era primeiro-ministro desde 2017, agradeceu a Kagame pelo X, mas não elaborou os motivos de sua saída.


"Esta jornada foi profundamente enriquecedora", disse ele.


Em Ruanda, o primeiro-ministro é o chefe de governo e é responsável pela execução das operações diárias do governo, enquanto o presidente é o chefe de estado que exerce os poderes executivos.


Ruanda realizou eleições pela última vez em 2024, quando Kagame foi reeleito com 99,18% dos votos, estendendo seu quase quarto de século no cargo.


Quem é o novo primeiro-ministro ruandês?


Nsengiyumva atuou como vice-governador do Banco Nacional de Ruanda até quarta-feira.


Ele prometeu servir Ruanda com humildade e dedicação.


“Aceito plenamente a responsabilidade que me foi confiada e continuo comprometido em promover nossas prioridades nacionais com integridade e propósito. Darei tudo o que tenho para ajudar você [presidente] a concretizar sua grande visão para este país”, disse Nsengiyumva em um comunicado no X.


A nomeação de um novo primeiro-ministro abre caminho para a formação de um novo Gabinete, de acordo com a Constituição.


Os membros do gabinete devem ser nomeados pelo presidente em consulta com o novo primeiro-ministro dentro de 15 dias.


Nsengiyumva é doutor em economia pela Universidade de Leicester, mestre em política econômica e gestão pela Universidade de Nairóbi e bacharel em comércio pela Universidade Católica da África Oriental.


Anteriormente, ele atuou como secretário permanente nos ministérios da educação e do comércio e indústria.


Anteriormente, ele trabalhou no governo do Reino Unido como consultor econômico sênior no Escritório de Ferrovias e Rodovias.


//TRT - TV VOZ DO POVO

Comentários