Primeiro Caso de Mpox Confirmado na Gâmbia: Embaixada emite Alerta Urgente

 


A Embaixada da República da Gâmbia na Guiné-Bissau emitiu uma nota informativa urgente aos seus funcionários, confirmando a deteção do primeiro caso de Mpox (anteriormente conhecida como Monkeypox) no território gambiano.


A nota apela à máxima atenção e colaboração de todos os colaboradores da missão diplomática, sublinhando que a situação exige vigilância rigorosa para conter a propagação do vírus.


A Mpox é uma doença viral rara, mas potencialmente grave, pertencente à mesma família do vírus da varíola. Os sintomas iniciais incluem febre, dores musculares, cefaleias, fadiga e inchaço dos gânglios linfáticos, seguidos por erupções cutâneas que podem evoluir para lesões com crostas.


A transmissão ocorre através de contacto direto com lesões de pessoas infectadas, fluidos corporais ou objetos contaminados, bem como por gotículas respiratórias em casos de contacto prolongado. Embora a maioria dos casos seja leve e autolimitada, a doença pode provocar complicações como infecções secundárias, pneumonia, encefalite e, em casos raros, ser fatal.


A Embaixada recomenda várias medidas preventivas, incluindo a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou uso de desinfetante à base de álcool, evitar contacto com indivíduos que apresentem sintomas ou lesões visíveis, não partilhar objetos pessoais e manter condições rigorosas de higiene nos locais de trabalho.


A instituição apela a todos os funcionários para que, caso apresentem sintomas compatíveis com a Mpox, contactem imediatamente os serviços de saúde internos da missão diplomática.


//TV VOZ DO POVO - Umaro Baldé


Imagem: internet


Comentários