Várias pessoas morrem em inundações que atingem o nordeste da Nigéria

 


A última enchente devastou várias comunidades em Yola, capital do estado de Adamawa.


Uma enchente devastadora que atingiu o nordeste da Nigéria no domingo matou várias pessoas e deixou muitas outras desaparecidas.


O desastre devastou as comunidades de Shagari, Yolde Pate e Sabon Pegi, na cidade de Yola, no estado de Adamawa, matando pelo menos oito pessoas, disseram moradores à agência de notícias Anadolu.


A enchente foi causada por fortes chuvas durante a noite, que duraram duas horas, causando o desabamento de muros e casas e inundando casas.


As comunidades afetadas estão lidando com as consequências, com muitos moradores forçados a fugir de suas casas.


'Vítimas presas em casas'


Moradores foram vistos levando seus pertences e crianças para as terras altas por segurança.


"A chuva forte destruiu muitas casas. Recuperamos oito corpos, mas muitos outros continuam desaparecidos. As pessoas que morreram ficaram presas em suas casas enquanto esperavam o nível da água baixar", disse o morador local Banyawa Andrew à Anadolu.


Além de vidas humanas, também houve perda de gado.


O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA), Ibrahim Husseini, disse à Anadolu que a agência está "fazendo todo o possível para resgatar os afetados e fornecer a eles a assistência necessária".


No entanto, ele não forneceu informações sobre o número de vítimas ou desaparecidos em decorrência da enchente . O governo estadual ainda não emitiu um comunicado sobre as enchentes, mortes, desaparecimentos e devastação em diversas áreas do estado de Adamawa.


Anteriormente, a NEMA emitiu um alerta de que o estado de Adamawa, juntamente com vários outros, seria afetado por inundações em 2025. Depois disso, realizou um exercício de sensibilização em maio para abordar os riscos de inundações e promover respostas coordenadas aos efeitos das mudanças climáticas.


Fonte: AA

Comentários