Polémica marca apresentação das candidaturas às Presidenciais de 2025 no PAIGC
Instala-se a polémica em torno da apresentação das candidaturas às eleições presidenciais de 2025 no seio do Comité Central do PAIGC.
O partido convocou para hoje, sábado, uma reunião extraordinária destinada à escolha do candidato oficial às Presidenciais de 23 de novembro. A convocatória, assinada pelo Secretário Nacional, António Patrocínio Barbosa da Silva, fixa dois pontos na ordem do dia: informações gerais e a eleição do candidato do partido à Presidência da República.
O presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, já manifestou a sua disponibilidade para a corrida, aguardando agora a decisão dos membros do Comité Central.
Em contrapartida, o antigo porta-voz do partido, João Bernardo Vieira, também formalizou a sua candidatura, solicitando apoio ao Bureau Político e ao Comité Central. No entanto, segundo fontes internas, a Comissão poderá estar a tentar travar outras candidaturas, o que, na perspetiva de críticos, mina as lutas democráticas internas e consolida uma alegada tendência de centralização do poder dentro do partido.
Na carta enviada a Domingos Simões Pereira, João Bernardo Vieira recordou ter sido encorajado por “um número considerável de camaradas e cidadãos” a assumir a responsabilidade patriótica do momento. Com mais de 28 anos de vida política, garantiu estar preparado para o desafio, “em nome da paz, da reconciliação nacional e da estabilidade política e democrática da Guiné-Bissau”.
A reunião deste sábado é vista como decisiva para definir o candidato oficial do PAIGC às presidenciais de 2025, num processo já marcado por tensões internas.
//TV-VOZDOPOVO
Comentários
Enviar um comentário