Nuno Nabiam desiste das eleições presidenciais e legislativas de 2025

O Eng.º Nuno Gomes Nabiam, candidato às eleições presidenciais pela Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), anunciou oficialmente a sua desistência das eleições gerais, presidenciais e legislativas, marcadas para o próximo 23 de novembro de 2025.


A decisão foi formalizada através de duas cartas dirigidas ao Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, datadas de 07 de outubro de 2025. Numa delas, Nuno Gomes Nabiam comunica, a título pessoal, a sua desistência da candidatura presidencial, com base no artigo 107.º da Lei n.º 10/2013, de 25 de setembro.

Na segunda missiva, assinada na qualidade de Presidente da APU-PDGB, o dirigente político informa igualmente a desistência da candidatura do partido às eleições legislativas, nos termos do artigo 135.º da mesma lei.


Os documentos, assinados e autenticados notarialmente, confirmam de forma inequívoca a saída de Nuno Gomes Nabiam e do seu partido da corrida eleitoral de novembro.

Com esta decisão, o líder da APU-PDGB formaliza a sua adesão à Plataforma Republicana “Nô Kumpô Guiné”, movimento político que apoia a reeleição do Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló.


Nuno Gomes Nabiam concorreu por duas vezes às eleições presidenciais: em 2014, tendo sido derrotado na segunda volta por José Mário Vaz, e em 2019, quando ficou em terceiro lugar.


A desistência a favor da Plataforma Republicana provoca uma reconfiguração do cenário político nacional, a poucas semanas do início oficial da campanha eleitoral, previsto para o dia 2 de novembro.


As eleições gerais terão lugar no dia 23 de novembro, antecedidas por um dia de reflexão, a 22 de novembro.


// TV VOZ DO POVO

Comentários